Entrevista do Ministro Mariano Gago

Entrevista do Ministro Mariano Gago ao Diário de Notícias sobre a avaliação internacional.


2 Responses to “Entrevista do Ministro Mariano Gago”  

  1. 1 tucano

    Concordo que o ES português deva ser concorrente a nível europeu e que este problema não deve ser só colocado aos licenciados que pretendem deixar o país, porém gostaria que o ministro abordasse outras questões pertinentes como quais serão os valores praticados para o Segundo Ciclo do ensino?

    Será que neste momento já podemos ter alguma ideia deste valor? Será que o MCTES tem alguma previsão? Apesar do Estado afirmar que comparticipará grande parte deste valor, actualmente pagamos cerca de 20% do financiamento superior através das propinas, será que pagaremos cerca de 20% do valor de um mestrado?

    Já que a nossa Universidade não se pode comprometer a fornecer mestrados a todas as áreas de licenciatura, como será definido pelo MCTES, o processo de acreditação e avaliação para as Universidades fornecerem este Segundo Ciclo?

    Muitas outras questões devem ser colocadas e espero que possamos contribuir para esta discussão.

    Saudações Académicas,

    Luís Eduardo Nicolau.

  2. 2 JVC

    “Já que a nossa Universidade não se pode comprometer a fornecer mestrados a todas as áreas de licenciatura, como será definido pelo MCTES, o processo de acreditação e avaliação para as Universidades fornecerem este Segundo Ciclo?”

    Questão importante, mas que não obriga a uma intervenção do MCTES. Estou convencido de que a UMa vai conseguir definir creitérios de “auto-acreditação” dos mestrados. Mas julgo que será caso único, como é caso único todo este projecto da UMa.

Leave a Reply

You must log in to post a comment.