Questões da Ordem dos Biólogos

Em primeiro lugar gostaria de saudar a participação dos representantes da Ordem dos Biólogos da RAM neste forum de discussão.

Tentando responder às questões colocadas:

1. Deve ou não um aluno candidato esperar um ano para iniciar o seu curso de três anos, segundo o novo currículo?

O documento do GB propõe que os candidatos possam até ao final do 1º ano optar por uma concentração (curso) diferente. Mas esta possibilidade em nada impede que um aluno logo que se candidate à UMa escolha de imediato a concentração que pretende seguir. A proposta é flexibilizar o acesso e não restringir criando numerus clausus do 1º para o 2º ano.
2. A UMa prevê encontrar uma formação dos seus antigos alunos licenciados por exemplo em 4 anos, dando-lhes possibilidade de obter o grau de Mestre, sem ter que frequentar na totalidade um curso de Mestrado?

O DL sobre graus e diplomas determina que não existe correspondência entre os graus no modelo pré-Bolonha e no modelo Bolonha. Existem contudo situações que ainda não estão totalmente definidas, como é o caso da situação relatada ou das situações em que as Ordens exigem para acreditação 4 anos de estudos superiores (por exemplo Economia e Gestão).

Nestes casos deverão ser as Universidades com as Ordens a determinar a melhor forma de proceder à correspondência, sinceramente é uma questão que provavelmente levará algum tempo a ser totalmente esclarecida mas à partida, numa leitura pessoal, não deveria ser permitida a equivalência entre os dois modelos.

3. Segundo a adaptação do processo de Bolonha, um curso de 5 anos tem ou não o mesmo número de créditos ECTS que o curso de licenciatura de três anos mais Mestrado de dois anos? 

O sistema de créditos ECTS apenas ficou definido por lei em Fevereiro de 2005 (DL 42/2005 de 22 Fev.), portanto nenhum curso em Portugal estava certificado legalmente com ECTS embora muitas Universidades apresentassem correspondências para o sistema ECTS. De qualquer forma 60 ECTS corresponde ao trabalho de um aluno num ano lectivo de estudos com 40 semanas de 1680 a 1800 horas. Para todos os efeitos 1 ano de estudos superiores no sistema antigo ou no novo corresponde a 60 ECTS.

Portanto um curso de 5 anos a tempo inteiro corresponde em termos práticos em ECTS a dois ciclos de 3 e 2 anos no modelo de Bolonha.


No Responses to “Questões da Ordem dos Biólogos”  

  1. No Comments

Leave a Reply

You must log in to post a comment.