Contributo de Carlos Alves

A Reitoria solicitou a diversas personalidades do meio Universitário e empresarial que se pronunciassem sobre o Projecto de Bolonha da UMa. Com a devida autorização dos autores, serão colocados excertos dos comentários à medida que nos forem chegando.

College of New Jersey Carlos Alves, Dean of Academic Services do College of New Jersey, Associate Professor of Mathematics and Statistics, BS and MS Universidade do Porto, MA e PhD Pennsylvania State University

Li com muito interesse o relatorio que me sugeriu (…) fi-lo com muito gosto devo acrescentar.

Estando bastante desligado do que se passa em Portugal a nivel de educação superior (…), fiquei surpreendido com a semelhança actual entre os problemas ai e os daqui (ou por que aqui passaram). Quer a nivel geral da educação superior em Portugal, quer a nivel das vantagens e desvantagens de diferentes modelos, tudo parece um “deja vu”. O relatório em si achei-o extraordinariamente bem pensado, só me surpreendendo quão progressivo era, dada a minha memória do ensino em Portugal. Acho que tem as ideias certas, mas claro eu sou hoje um grande apoiante da “liberal education”, e a visão que poderá realmante destacar a Universidade da Madeira. Sente-se um dinamismo e uma forma de pensar fora do convencionalismo Português, que acho altamente refrescante, criando a sensação desta ser uma universidade em que daria gosto trabalhar.

(…) resolvi revisitar o website que me indicou e vi tambem com muito interesse o “debate” que este documento está a gerar, demonstrando tambem a semelhança no que se passa ai e aqui. Até os argumentos são os mesmos! Espero que consiga singrar, pois como disse anteriormente, acho que é com ideias dessas que poderá destacar a UMa e criar uma Universidade muito aliciante para alunos e professores. (…)


No Responses to “Contributo de Carlos Alves”  

  1. No Comments

Leave a Reply

You must log in to post a comment.