Archive for January, 2006



Debate “Bolonha na UMa”

Na próxima sexta-feira, 3 de Fevereiro, às 14 horas na Sala do Senado será realizado o debate “Bolonha na UMa” com os seguintes intervenientes:
Prof. Dr. Carlos Fino
Prof. Dr. Gunther Lang
Prof. Dr. Nuno Nunes
O debate é organizado por alunos da UMa e será moderado pelo aluno Luís Eduardo Nicolau (Biologia) e pela aluna Andréia Nascimento (C.C.O.).
Estão […]

Nota do dia 03/02: 
O titulo original, deste texto, do dia 31/01, foi: Em termos de um balanço, naturalmente provisório: GB + DCE + … = ABCDEFG …
O texto que segue em baixo, corresponde a este título.
Mas acrescento hoje, em termos de uma autocrítica: Não teria escrito quase nada do que segue e do que escrevi anteriormente sobre Bolonha, […]

Esclarecimento

Venho informar do seguinte:
Numa emissão da RTP Madeira sobre Bolonha no dia 26 de Janeiro, às 22:25H, foi transmitida uma entrevista a um indivíduo que, erradamente, foi apresentado como “Prof. Günther Lang, Presidente do Departamento de Gestão e Economia”. Desminto categoricamente que tinha sido eu, apesar de alguma semelhança superficial com esse indivíduo.
Afinal, é sabido […]

Desiludam-se !

Desiludam-se !
• Não é por se dar o mesmo nome a coisas distintas que elas passam a ser iguais (ou a ter conteúdos similares).
• Não é por se chamar licenciatura ao futuro primeiro ciclo de 3 anos que ele vai passar a dar as mesmas competêcias científicas e técnicas que as actuais licenciaturas de 4 e 5 […]

E então a designação dos cursos que já foi aprovada pelo CRUP, em Dezembro passado, que reduziu as 825 designações diferentes que pululavam no País para 79? Só aqui na UMa o aluno tem de escolher de entre 2: ciência e tecnologia e artes e humanidades?
 Esta questão já foi respondida anteriormente mas talvez convenha reforçar […]

E os nossos cursos de Engenharia, Psicologia e Biologia? O que dizem as Ordens dos Engenheiros? E a Ordem dos Economistas? E a Ordem dos Psicólogos? E a Ordem dos Biólogos?
 A maioria das Ordens profissionais (por exemplo da Economia e Engenharia) definiu critérios flexíveis para a acreditação profissional face à nova estrutura de ciclos de […]

1. Harvard tem 4 anos, dos quais dedica 1 para a educação geral. Se esta proposta é de 3 anos, só ficamos com 2 para a formação específica?
 Como já foi demonstrado anteriormente a proposta do GB não recomenda que o 1º ano seja totalmente dedicado à educação geral, a proposta é dedicar 37,5 ECTS dos […]

Para quem não assistiu à workshop disponibilizam-se os Podcasts das diversas intervenções em formato MP3.
Subscrever no iTunes.
Oradores Convidados

“Educar para o Mundo“, Prof. Doutor José Ferreira Gomes

Para quem não assistiu à workshop disponibilizam-se os Podcasts das diversas intervenções em formato MP3.
Subscrever no iTunes.
Oradores Convidados

“Ponto de Vista de um Empregador Exigente“, Eng. Belmiro de Azevedo

Para quem não assistiu à workshop disponibilizam-se os Podcasts das diversas intervenções em formato MP3.
Subscrever no iTunes.
Oradores Convidados

“Novos paradigmas na organização do ensino superior“, Prof. Doutor Sérgio Machado dos Santos