Author Archive for Nuno J. Nunes



Foram aprovadas pelo Conselho Pedagógico-Científico do DME e Ratificadas pelo Senado da UMa as propostas de adequação dos ciclos de estudos a cargo do Dep. de Matemática e Engenharias (DME) da UMa.
Licenciaturas (1ºs ciclos) em:

Engenharia Civil (LEC)
Engenharia Electrónica e Telecomunicações (LEET)
Engenharia Informática (LEI)
Matemática (LM)

e de Mestrados (2ºs ciclos) em:

Engenharia Civil (MEC)
Engenharia Informática (MEI)
Engenharia de Telecomunicações […]

 Comunicado do Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros de 9 de Fevereiro aprovou diplomas que concretizam a reforma do Ensino Superior no quadro do Processo de Bolonha. Um Decreto-Lei que regula os graus e diplomas substituindo um ensino essencialmente baseado na transmissão de conhecimentos por um ensino baseado no trabalho dos alunos e na efectiva aquisição […]

O Senado da UMa aprovou a proposta da Reitoria que contém um conjunto de princípios gerais considerados fundamentais para permitir que adaptação do processo de ensino/aprendizagem da UMa a Bolonha se faça em torno de um objectivo estratégico diferenciador e potenciador das singularidades da UMa.
Poderá encontrar os princípios aprovados numa secção deste blog especialmente criada […]

Em primeiro lugar gostaria de saudar a participação dos representantes da Ordem dos Biólogos da RAM neste forum de discussão.
Tentando responder às questões colocadas:
1. Deve ou não um aluno candidato esperar um ano para iniciar o seu curso de três anos, segundo o novo currículo?
O documento do GB propõe que os candidatos possam até ao […]

Transição

Um dos temas que tem sido levantado pelos alunos é a transição para Bolonha dos que actualmente já se encontram no ensino superior.
Convém esclarecer que esta questão está devidamente considerada no DL sobre graus e diplomas que deverá ser provado dentro de pouco tempo.
O artigo 55º deste diploma é especificamente sobre transição curricular e diz […]

E então a designação dos cursos que já foi aprovada pelo CRUP, em Dezembro passado, que reduziu as 825 designações diferentes que pululavam no País para 79? Só aqui na UMa o aluno tem de escolher de entre 2: ciência e tecnologia e artes e humanidades?
 Esta questão já foi respondida anteriormente mas talvez convenha reforçar […]

E os nossos cursos de Engenharia, Psicologia e Biologia? O que dizem as Ordens dos Engenheiros? E a Ordem dos Economistas? E a Ordem dos Psicólogos? E a Ordem dos Biólogos?
 A maioria das Ordens profissionais (por exemplo da Economia e Engenharia) definiu critérios flexíveis para a acreditação profissional face à nova estrutura de ciclos de […]

1. Harvard tem 4 anos, dos quais dedica 1 para a educação geral. Se esta proposta é de 3 anos, só ficamos com 2 para a formação específica?
 Como já foi demonstrado anteriormente a proposta do GB não recomenda que o 1º ano seja totalmente dedicado à educação geral, a proposta é dedicar 37,5 ECTS dos […]

Para quem não assistiu à workshop disponibilizam-se os Podcasts das diversas intervenções em formato MP3.
Subscrever no iTunes.
Oradores Convidados

“Educar para o Mundo“, Prof. Doutor José Ferreira Gomes

Para quem não assistiu à workshop disponibilizam-se os Podcasts das diversas intervenções em formato MP3.
Subscrever no iTunes.
Oradores Convidados

“Ponto de Vista de um Empregador Exigente“, Eng. Belmiro de Azevedo




About

Archive for Nuno J. Nunes.

Longer entries are truncated. Click the headline of an entry to read it in its entirety.

Categories